728x90 AdSpace

  • Latest News

    segunda-feira, 22 de outubro de 2012

    Comunidade quilombola Assuviante em Matões será regularizada pelo Iterma


    Com informação do Jornal O Imparcial
    Presidente do Iterma, Luiz Alfredo Solares, em reunião com equipe

    Presidente do Iterma, Luiz Alfredo Solares, em reunião com equipe
    O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), está realizando, até dezembro, um amplo trabalho do Programa de Regularização Fundiária do Estado em comunidades remanescentes quilombolas.

    O presidente do órgão, Luiz Afredo Soares da Fonseca, falou sobre a metodologia usada: "O nosso pessoal de campo trabalha na realização do cadastramento ocupacional das famílias, aplicação do diagnóstico socioeconômico, cultural e político, e com o georreferenciamento dos territórios das comunidades".

    O Programa de Regularização Fundiária e o respectivo Título de Reconhecimento de Domínio estão amparados no Decreto 4.887 de 20/11/2003, Art. 68, da Constituição Federal e Art. 229 da Constituição Estadual.

    Comunidade do Assuviante, em Matões, está pronta para o georreferenciamento

    Segundo informações do diretor de Recursos Fundiários do Iterma, Luís Augusto Martins, sete comunidades quilombolas do Maranhão estão prontas para o georreferenciamento: Assuviante (Matões), Rio das Lajes (Pedro do Rosário), São Benedito dos Carneiros (Olinda Nova do Maranhão), São Felipe e Quatro Bocas (Presidente Sarney) e Santa Bárbara e São José dos Portugueses (Cândido Mendes).

    "Estamos cumprindo o que determina a Lei 10.267/01, que torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel na escritura para alteração nas matrículas, como mudança de titularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais", informou o diretor.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Comentários ofensivos ou caluniosos não serão aceitos neste blog!

    Item Reviewed: Comunidade quilombola Assuviante em Matões será regularizada pelo Iterma Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top