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    quinta-feira, 4 de outubro de 2012

    Pesquisas falsas, no município de Matões.



       Aproveitando o momento eleitoral onde muitos candidatos se agarram com unhas e dentes às famosas pesquisas eleitorais para tentar influenciar o eleitorado resolvi dar uma pesquisada sobre o tema para trazer aos nossos leitores maiores informações sobre o assunto. E olha que tem muita gente reclamando de pesquisas por este Brasil a fora. Aí talvez alguém diga, mas esses que reclamam devem ser aqueles que não estão pontuando bem nas pesquisas. Em parte pode até ser verdade, mas têm muitos institutos de pesquisas sob suspeita e sendo investigados, na maioria são institutos pouco conhecidos os quais a população das cidades supostamente pesquisas nem sabia que existiam, inclusive na pequena cidade de Matões e em Parnarama na região dos cocais maranhense, quando as mesmas pesquisas realizadas no dia 18-07-2012 é a mesma do dia 30-09-2012, comalgumas pequenas alterações,confira as imagens abaixo.

    Pesquisa divulgada no dia 17-08-2012



    Pesquisa divulgada no dia 30-09-2012

    Pesquisa induz o voto?

    De acordo com especialistas que participaram do congresso, pesquisa eleitoral não induz o voto da população.
    “As pesquisas são às vezes compreendidas como de natureza persuasiva, mas na verdade elas têm natureza informativa”, afirma João Francisco Meira, presidente do Vox Populi.
     Por isso, Meira afirma que deveria haver mais espaço para a divulgação de pesquisas qualitativas na imprensa. Hoje, elas são feitas sobretudo a pedido dos partidos, para orientar a estratégia de campanha. “Há uma dificuldade no Brasil de se publicar resultados de pesquisa qualitativa porque temos de lidar com o ‘furor’ dos partidos e dos candidatos, que acham que a pesquisa tem influência no voto”, diz ele.
    Mauro Paulino, diretor do Datafolha, diz que a lei eleitoral também restringe o uso das pesquisas de forma mais ampla na imprensa.
    “Do jeito que está hoje, a legislação favorece os partidos a ponto de causar constrangimentos ao instituto. Dependendo do juiz, qualquer partido consegue impugnar o resultado de uma pesquisa”, afirma.
    Houve uma tentativa de um partido, por exemplo, de impugnar a última pesquisa Datafolhasobre intenção de voto em São Paulo. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (27).
    Outra queixa dos institutos de pesquisa com relação à lei eleitoral é a exigência de se registrar uma pesquisa com cinco dias de antecedência, o que dificulta a medição da resposta do eleitorado a fatos inesperados durante a campanha. Cavallari, Meira e Paulino concordam que um prazo de três dias seria mais adequado para captar a oscilação das intenções de voto.
    Para Paulino, no entanto, o sistema de registro de pesquisas na Justiça tem sucesso para coibir fraudes como as sofridas pelo Ibope. “Há 20 anos, uma pesquisa falsa sairia estampada num anúncio em qualquer jornal. Hoje, acontecem muito menos fraudes”, diz ele.
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