728x90 AdSpace

  • Latest News

    quarta-feira, 6 de abril de 2016

    Posto de Saúde acumula lixo hospitalar em Matões, MA

    Seringas e agulhas foram parar nas mãos de crianças que moram próximo. Secretaria informou que dentro de um mês o lixo será retirado do local.

    06/04/2016 16h35 - Atualizado em 06/04/2016 16h57

    Do G1 MA , com informações da TV Mirante

    Um Posto de Saúde abandonado no bairro Alto Seriema, em Matões, a 378 km de São Luís, tem causado preocupação nos moradores da localidade. O prédio está servindo como local de armazenamento de lixo hospitalar. Até seringas e agulhas foram parar nas mãos de crianças numa escola da cidade.

    É o que confirma a dona de casa Joana Alves, que mora próximo ao posto. Ela disse que os preservativos, as seringas e as agulhas jogadas estavam sendo utilizadas pelas crianças de uma escola próxima. “As seringas, os preservativos que estavam aí jogados, as crianças brincavam também. As seringas e as agulhas foram parar na escola, eu vi elas brincando”, relatou.

    Moradores relatam terem visto crianças brincando com seringas e agulhas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

    A situação foi denunciada por meio de fotos enviadas pelo aplicativo WhatsApp à TV Mirante. As imagens mostram preservativos, equipamentos de escritório e odontológico. Porém, o fato mais grave e que chama a atenção é a quantidade de medicamentos dentro de caixas no meio de toda a sujeira.

    O problema não está limitado somente às dependências do posto. Nos fundos do prédio desativado há uma grande quantidade de lixo hospitalar. Uma parte dentro do tanque e outra no chão, colocando em risco a saúde de quem mora próximo.

    Moradores relatam falta de medicamentos no posto
    do centro da cidade (Foto: Reprodução/TV Mirante)

    Dona Deusale Pereira considera lastimável a situação. Ela conta que enquanto os produtos se estragam, faltam medicamentos na unidade de saúde no centro da cidade. “É muito ruim para a população, nós sentimos muito quando o posto saiu daqui e foi lá para o centro da cidade. Tem que ir para o centro e às vezes não tem nem mesmo medicamento. Tem que comprar do próprio bolso”, disse.

    A situação de calamidade deixa moradores da rua indignados com o problema. “O remédio tem que dar para o povo. Remédio dentro da prateleira não serve. Não pode deixar estragar, se o governo manda, tem que dar o remédio. Milhões de pessoas precisam do remédio e não tem, eles não dão”, reclamou o aposentado João da Cruz Rodrigues.

    O secretário de Saúde não estava na cidade. O assessor da Secretaria, Daniel Marques, disse que o prédio está alugado para a prefeitura, mas que a situação será resolvida até o final do mês, assim que renovarem o contrato com a empresa que a faz a coleta do lixo hospitalar.

    “Na verdade, nós fazemos grandes compras de medicamentos e esses medicamentos são do hospital. Como a população não usufruiu dos remédios por completo, eles acabaram vencendo. A posição que temos do setor de licitação é que até o final desse mês já está resolvido e a empresa vem fazer a coleta normal e destinar o lixo para desocupar o prédio”, declarou.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Comentários ofensivos ou caluniosos não serão aceitos neste blog!

    Item Reviewed: Posto de Saúde acumula lixo hospitalar em Matões, MA Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top