Por: Blog do Roberto Lobato
Presidente do Sintraed-Matões, Carlos Vagno. |
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Matões (Sintraed) continua numa queda de braço com a administração da prefeita Suely Pereira (PSB).
São várias e sérias denúncias sustentadas pelos professores e dirigentes do Sintraed-Matões, inclusive quanto ao mal uso do Fundeb.
A Secretaria de Finanças, professora Célia Maria Pereira, disse ao Blog do Robert Lobato que foi criada pela prefeitura um cargo de “Assessor Pólo”que seria ocupado por oitenta e cinco contratados, mas após o sindicato ter acesso a documentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) descobriu que mais de quatrocentas pessoas estavam contempladas.
“Mais um crime foi cometido. Desse vez a prefeita criou o cargo de Assessor de Polo para ser preenchido por oitenta e cinco contratados, mas conseguimos um documento do TCE que revela ter nada menos do que quatrocentos assessores polos. Um verdadeiro cabide eleitoral porque a maioria dessas pessoas não atua na educação. Sem falar que ainda usam o Fundeb paga funcionários de Cartório (de propriedade do sogro de Camila, filha da prefeita), funcionários da Saúde, e de mais secretarias, todos como se fossem funcionários da educação. Um absurdo!”, revolta-se a sindicalista.
Já do presidente do Sintraed-Matões, professor Carlos Vagno Rodrigues da Silva, o Blog do Robert Lobato recebeu o seguinte. Volto em seguida.
Desde outubro do corrente ano o Sintraed-Matões vem denunciando várias irregularidades no Fundeb do município cometidas pela atual gestão.
O sindicato conseguiu junto ao sistema do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE um arquivo com as folhas de pagamento do quadro da educação referente ao mês de ABRIL/2013.
Ao serem analisadas, constatou-se inúmeras irregularidades, dentre elas, pessoas que foram pagas indevidamente com os recursos do fundo da educação, ou seja, pessoas sem o efetivo exercício do magistério, ferindo a lei nº 11.494/2007 (Lei do Fundeb).
Dentre os nomes aparecem com cargos e remuneração:
COORDENADOR EDUCACIONAL – R$ 1.600,00
• Adonias Alves Pinheiro (sobrinho do ex-prefeito Pedro Alves Pinheiro);
• Antonia de Sousa Ramos Pereira (viúva do ex-prefeito José João Pereira);
• Antonio Layl da Silva Ribeiro (filho da subsecretária de educação Maria José Pereira e Silva – NETE e sobrinho do esposo da prefeita, Rubens Pereira);
• Hudersom Revetria Ribeiro Loureiro (filho do Raimundo Loureiro, aliado político da prefeita);
• Paulo Pinheiro de Melo (pai da vereadora Christiane Pinheiro);
• Pedro Alves Pinheiro (ex-prefeito municipal);
• Pedro Morais da Silva Filho (aliado político da prefeita);
• Raphaella Valeriano Sabino Tenório (irmã do secretário de ação social, Gabriel Tenório);
• Thayanne Albuquerque Pereira da Silva ( secretária particular do atual secretário de ação social Gabriel Tenório, que na época era secretário de educação);
• Vera Lúcia Medeiros da Silva (nora do ex-prefeito Gilberto Tenório, aliado político da prefeita)
• Washington Luís da Silva (funcionário aposentado da FNS).
Comigo de novo
Como se pode observar são graves as denúncias contra a prefeita Suely Pereira feitas pelo Sintraed-Matões.
Como se pode observar são graves as denúncias contra a prefeita Suely Pereira feitas pelo Sintraed-Matões.
No próximo dia 09 de dezembro, os professores promoverão o “Dia Contra a Corrupção”, no mesmo dia em que haverá também uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir a questão educacional do município. Aliás, o sindicato havia solicitado, no dia 04 de novembro, via ofício, sua participação um reunião na Câmara , mas os vereadores negaram, tendo somente dois parlamentares votado a favor do pleito dos educadores.
O Blog do Robert Lobato foi convidado pelo Sintraed-Matões para participar do ato do dia 09 de dezembro.
E claro que aceitou o convite.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou caluniosos não serão aceitos neste blog!